Acesso à informação

Perguntas Frequentes

O e-Gestor AB (Atenção Básica) é uma plataforma WEB para centralização dos acessos e perfis dos sistemas da Atenção Básica - AB, bem como um aglutinador de informações próprias para os gestores estaduais e municipais. O e-Gestor AB contará com um módulo de Acesso Público, onde estarão disponíveis relatórios públicos e demais informações para os gestores, sem a necessidade de login e senha.
Confira a listagem dos sistemas que serão acessados pela plataforma e-Gestor AB (1ª versão):
  • Sistema do programa de Suplementação de Vitamina A
  • Sistema da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
  • Programa Saúde na Escola
  • Sistema de Equipamentos para ESB
  • SISAB – Sistema de informação para a Atenção Básica
  • PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica
  • Controle de uso do e-SUS AB
Acesso PESSOA FÍSICA
Informe seu usuário (CPF) e sua senha para acessar o Portal e-Gestor AB. O usuário e senha a serem informados são os mesmos utilizados em qualquer dos programas da Atenção Básica. Caso tenha esquecido a senha informe seu CPF em esqueci minha senha para receber informações de como recebê-la no(s) e-mail(s) cadastrado(s). Se o(s) e-mail(s) estiver(em) desatualizado(s) solicite ao responsável (Gestor da Atenção Básica) pelo seu Município/Estado que altere seu cadastro.

Acesso PESSOA JURÍDICA
O usuário e a senha a serem utilizados são correspondentes ao do Fundo Municipal de Saúde/Distrito Federal ou do Fundo Estadual de Saúde. Atenção! A senha deverá ser digitada da mesma forma que foi registrada (considerando letras maiúsculas e minúsculas, e caracteres especiais). Caso não possua a senha informe o CNPJ do Fundo Municipal de Saúde/Distrito Federal ou do Fundo Estadual de Saúde (Matriz) em esqueci minha senha, no endereço: http://proposta.saude.gov.br/loginEntidade.jsf. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no sistema do FNS. Se o e-mail do Fundo Municipal de Saúde/Distrito Federal (MATRIZ) ou do Fundo Estadual de Saúde não estiver cadastrado ou está desatualizado, entre em contato com a DICON do seu estado. O perfil FMS/Distrito Federal ou FES terá apenas a função de gerenciar o cadastro de usuários/perfis do município.
GESTORES ESTADUAIS/MUNICIPAIS
Verifique se em seu município existem Gestores da Atenção Básica cadastrados. Os usuários com esse perfil podem cadastrar outros perfis no sistema e-Gestor AB. Os gestores da Atenção Básica são cadastrados por usuários com acesso PESSOA JURÍDICA. Veja na questão 7 como cadastrar gestores da Atenção Básica.

TÉCNICOS ESTADUAIS/ MUNICIPAIS E DEMAIS PERFIS CADASTRADOS PELOS GESTORES DO PROGRAMA ESTADUAL/MUNICIPAL
Verifique se em seu município existem Gestores da Atenção Básica ou Gestores do Programa Estadual/Municipal cadastrados. Estes perfis estão habilitados a realizar o seu cadastro.

OUTROS ÓRGAOS FEDERAIS E DEMAIS INSTITUIÇÕES
Solicite acesso por meio do e-mail dab@saude.gov.br, informando o sistema desejado. O pedido será analisado pelos gestores federais do respectivo programa/sistema.
Ao acessar a tela de login de acesso ao e-Gestor AB, clique em “Esqueci Minha Senha”. Em seguida, digite seu usuário (CPF) para recuperar a senha. Um código será enviado ao seu e-mail para a recuperação da mesma.
Atenção: você será redirecionado para uma tela de recuperação de senha e precisará informar alguns dados básicos que serão validados e somente posterior a isso poderá informar uma nova senha. O código de recuperação de senha é válido apenas no dia em que foi feita a requisição. Caso não o utilize nesse período, será necessário repetir todo o processo.
Com o intuito de garantir a atualização dos dados dos usuários dos sistemas AB, no prazo de 90 dias, os usuários que porventura não acessarem o sistema a que tem acesso, terão o mesmo inativado. Para ativar o acesso, é necessário solicitar reativação pelo Gestor da Atenção Básica do seu Estado/Município.
Utilize o usuário (CNPJ) e senha informado pela DICON do seu estado para cadastrar os gestores da Atenção Básica do seu estado/município.
Utilize o usuário (CNPJ) e senha informado pela DICON do seu estado para cadastrar os gestores da Atenção Básica do seu estado/município.